No início do mês de junho, os alunos dos 8º anos tiveram o conteúdo de Lutas nas aulas de Educação Física. Nas aulas conduzidas pelo professor Rodrigo Sentini, foram discutidas as diferenças entre luta e briga, as diferentes classificações das Lutas (curta, média e longa distância) e, realizadas vivências envolvendo algumas modalidades, tais como, sumô, boxe, capoeira e judô.

De acordo com BRASIL (1997),

“A Educação Física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais e se enxergue como essa variada combinação de influências está presente na vida cotidiana. As danças, esportes, lutas, jogos e ginásticas compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado. Além disso, esse conhecimento contribui para a adoção de uma postura não-preconceituosa e discriminatória diante das manifestações e expressões dos diferentes grupos étnicos e sociais e às pessoas que dele fazem parte” (pág. 19)

Como estratégia principal para essas aulas, foram utilizados os jogos de oposição.

 

Referência Bibliográfica:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais primeiro e segundo ciclos Educação Física. Secretaria de Ensino Fundamental Brasília MEC SEF 1997.

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