Conheça aqui algumas das atividades oferecidas aos estudantes no período contrário ao das aulas. Para saber mais,  entre em contato com a coordenação  através do email coordenacao.extracurriculares@educativa.com.br

 ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

XADREZ – Prof. Adalberto Cruz

A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.
O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc.

 

TEATRO- Prof. Alexandre Rodrigues

As aulas optativas de Teatro privilegiam o processo de montagem de um espetáculo teatral. Os alunos participam “cria-ativamente” desde a preparação, escolha da peça, montagem e apresentação.
Durante as aulas os alunos se tornam interdependentes e desenvolvem um sentimento de colaboração e respeito ao grupo e ao Teatro, além de desenvolverem o autoconhecimento, a autoestima, os sentidos e a criatividade.

 

DANÇA E EXPRESSÃO CORPORAL– Profa. Roberta Maziero

A dança é uma forma de expressão que comunica algo sobre nós mesmos e sobre o mundo ao qual fazemos parte. Para que a dança apareça, aconteça, é necessário escolhas conscientes do movimento, através do estudo do corpo, do ritmo, da fluência, do peso e do espaço (Laban).

Utilizando como metodologia de ensino a pesquisa do movimento, os alunos experienciam  em forma de brinquedo conhecimentos das funções diversificadas do movimento e do corpo através de três estratégias: introdução ao tema (pode ser feito através de explanação, exemplos tirados do cotidiano das crianças, apresentação de livros, fotografias, revistas e vídeos, exploração de sons e movimentos dos próprios alunos); elaboração do tema (estruturação do tema  através de atividades dirigidas e com objetivos que permeiem a exploração e assimilação do tema); análise e avaliação (trabalhos individuais ou em grupos onde o aluno apresenta o resultado de tarefas através da exploração do tema trabalhado e roda de conversa)

 

Desafiando a MATEMÁTICA – Prof. Cristiano Tadeu Giampietro Machado

A atividade visa promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, através de experimentações, jogos matemáticos e estudo das Olimpíadas da área.

 

KARATÊ –  prof. Adriano Wada Niro e prof. José Migliorini Neto

 

Karate é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo.
Além de ser um excelente meio de auto-defesa, o karate também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora, o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.

 

RÁDIO – Prof. Luan Gerolamo

O projeto irá se pautar na concepção de educação que pressupõe formar sujeitos para o relacionamento destes com as pessoas e com o meio. O fortalecimento do protagonismo se dará pela atuação direta do aluno na idealização, planejamento, desenvolvimento, produção e transmissão dos programas radiofônicos para toda comunidade escolar. Ao professor cabe o papel de oportunizar e mediar momentos de análise e reflexão do grupo para que os momentos de aprendizagem se configurem em momentos significativos.

CINEMA – prof. Luan Gerolamo 

A produção cinematográfica e audiovisual era, até pouco tempo, privilégio de poucos. Hoje, no entanto, criar, produzir, editar e difundir conteúdos estão ao alcance de quase toda a população. Com um simples celular ou uma câmera fotográfica digital, é possível captar imagens e sons. Basta ter acesso a um computador ligado à internet, para editar, finalizar e divulgar. Porém, isso nem sempre representa uma produção audiovisual qualificada.

Facilmente visualizamos nossos alunos com seus celulares e câmeras digitais registrando e fotografando seus amigos nos horários de intervalo, nos passeios e em diversos momentos escolares. O projeto visa atrelar este deslumbramento com os registros e as tecnologias à arte do cinema, promovendo aprendizado, experimentação, diferentes olhares, reflexões críticas sobre os conteúdos produzidos e ampliação do repertório teórico e técnico desses novos criadores.  Formar alunos conhecedores e apaixonados pela arte do cinema é uma das maneiras de valorizar essas novas formas de expressão.

Os encontros irão focar sempre o trabalho em equipe, numa linguagem talvez pouco conhecida, com tempo reduzido para a realização das tarefas em uma área de possíveis conflitos relacionais, para que possam enfrentar os desafios e aprender a respeitar o “momento de cada um”.

Portanto, torna-se fundamental criar situações de aprendizagem dos saberes do universo cinematográfico tradicional unindo às novas dinâmicas do universo digital.

Atuar frente ao protagonismo dos alunos tornando-os atores de seus problemas no contexto social.

 

JOGOS E BRINCADEIRAS – prof. Luan Gerolamo

Proporcionar aos alunos a vivência em novos jogos e brincadeiras promovendo aprendizado, experimentação, diferentes olhares e reflexões críticas sobre os conteúdos. Além da ampliação do repertório de atividades recreativas para os alunos.

 

CAPOEIRA – Prof. Luan Gerolamo

O projeto irá se pautar na concepção de educação que pressupõe formar sujeitos para o relacionamento destes com as pessoas e com o meio. A vivência na capoeira proporcionará ao aluno ferramentas para um melhor relacionamento com as pessoas e também abrirá espaço para ampliação de seu repertório cultural.

FUTSAL – Prof. Rodrigo Sentini

A modalidade esportiva Futsal, busca contemplar o desejo dos alunos em aprofundar-se na prática esportiva, melhorando o aspecto técnico e coletivo do esporte.
Durante as aulas serão trabalhadas na dimensão conceitual (regras da modalidade), na dimensão procedimental (fundamentos e jogos) e, na dimensão conceitual (valores).  Nunca esquecendo o lado pedagógico, nosso trabalho visa à inclusão dos alunos nas atividades, não priorizando “o melhor”, mas sim oportunizando as possibilidades do movimentar-se e do aprender a todos.

VOLEI – Prof. Toni Rodrigues

A modalidade esportiva Voleibol visa o ensino e aprendizagem desta modalidade a fim de que os alunos se apropriem de seus fundamentos técnicos e táticos. Através de atividades diversas os alunos serão estimulados a conhecer, desenvolver e aperfeiçoar os fundamentos do voleibol (toque, manchete, saque, ataque, defesa, levantamento, recepção e bloqueio) bem como aprender a solucionar da melhor forma os desafios e as diferentes situações que o jogo lhes impõe. Pensamos para este ano fazer mais festivais e amistosos com outras escolas e manter o bom nível de participação que tivemos nos Jogos da Primavera.

JOGOS ESPORTIVOS – Prof. Toni Rodrigues

A atividade optativa de “Jogos Esportivos” é uma proposta diferenciada de ensino e aprendizagem dos esportes. Fundamentamo-nos nas teorias de ensino dos esportes coletivos de Garganta (1994; 1998) e Claude Bayer (1994) e nos organizamos a partir da classificação dos esportes proposta por González (2004; 2012). O objetivo é ensinar os esportes por suas características semelhantes (lógica interna), buscando desenvolver nos alunos uma “inteligência esportiva” em relação às situações de jogo de diferentes esportes. Assim, não nos restringiremos ao ensino das técnicas de determinado esporte, mas focaremos no desenvolvimento de uma “disponibilidade motora e mental que transcenda largamente a simples automatização de gestos e se centre na assimilação de regras de ação e princípios de gestão do espaço de jogo, bem como de formas de comunicação e contracomunicação entre os jogadores” (GARGANTA, 1998, p. 25-26). Ou seja, os aspectos táticos estarão em primeiro plano, estando os aspectos técnicos a serviço dos táticos. Desta forma, estaremos contribuindo para o desenvolvimento dos alunos de uma forma geral e auxiliando no processo de aprendizagem esportiva de forma ampla, para que quando o aluno estiver em uma fase adequada de especialização esportiva, isso possa ser potencializado.

ROBÓTICA –  Prof. Cristiano Tadeu Giampietro Machado   Prof. Jair Rodrigues da Silva     Prof. Marcos Hirota Magalhães

A robótica é a ciência que estuda a montagem e a programação de robôs. A construção e a programação de um robô exige a combinação de conhecimentos de diversas áreas, que de modo lúdico, desenvolve o raciocínio abstrato, habilidades técnicas, o trabalho em equipe e o empreendedorismo dos alunos, o que dá à robótica um caráter multidisciplinar.
Outra característica dessa ciência é o fato de suas atividades serem mais produtivas quando realizadas por um grupo de pessoas trabalhando em conjunto, e não por um único indivíduo. A Educativa mantém uma parceria com a LEGO na realização desta atividade.

 

PROJETO DE MATEMÁTICA  – Prof. Marcelo Cardozo de Moraes

Aprofundamento:

O projeto tem como principal objetivo promover um conhecimento mais profundo acerca dos conteúdos de Matemática por meio de aulas especiais. Essa necessidade emerge, principalmente, devido a dois fatores: grande quantidade de assuntos a serem ministrados aos alunos do Ensino Médio e tempo insuficiente para que os conteúdos sejam mais aprofundados.

 

Clube da matemática:

O principal objetivo do Clube da Matemática é disseminar o gosto pela Matemática entre alunos do 9º ano e do Ensino Médio, por meio de aulas temáticas semanais. Assim, cada participante poderá conhecer a Matemática mais próxima do seu dia-a-dia, bem como suas aplicações, desenvolvendo maior autonomia em suas pesquisas.