Conheça aqui algumas das atividades oferecidas aos estudantes no período contrário ao das aulas. Para saber mais,  entre em contato com a coordenação  através do email coordenacao.extracurriculares@educativa.com.br

  ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018

 

XADREZ – Prof. Adalberto Cruz

A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.
O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc.

 

TEATRO- Prof. Alexandre Rodrigues

As aulas optativas de Teatro privilegiam o processo de montagem de um espetáculo teatral. Os alunos participam “cria-ativamente” desde a preparação, escolha da peça, montagem e apresentação.
Durante as aulas os alunos se tornam interdependentes e desenvolvem um sentimento de colaboração e respeito ao grupo e ao Teatro, além de desenvolverem o autoconhecimento, a autoestima, os sentidos e a criatividade.

 

DANÇA E EXPRESSÃO CORPORAL– Profa. Roberta Maziero

A dança é uma forma de expressão que comunica algo sobre nós mesmos e sobre o mundo ao qual fazemos parte. Para que a dança apareça, aconteça, é necessário escolhas conscientes do movimento, através do estudo do corpo, do ritmo, da fluência, do peso e do espaço (Laban).

Utilizando como metodologia de ensino a pesquisa do movimento, os alunos experienciam  em forma de brinquedo conhecimentos das funções diversificadas do movimento e do corpo através de três estratégias: introdução ao tema (pode ser feito através de explanação, exemplos tirados do cotidiano das crianças, apresentação de livros, fotografias, revistas e vídeos, exploração de sons e movimentos dos próprios alunos); elaboração do tema (estruturação do tema  através de atividades dirigidas e com objetivos que permeiem a exploração e assimilação do tema); análise e avaliação (trabalhos individuais ou em grupos onde o aluno apresenta o resultado de tarefas através da exploração do tema trabalhado e roda de conversa)

 

Desafiando a MATEMÁTICA – Prof. Cristiano Tadeu Giampietro Machado

A atividade visa promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, através de experimentações, jogos matemáticos e estudo das Olimpíadas da área.

 

KARATÊ –  prof. Adriano Wada Niro e prof. José Migliorini Neto

Karate é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo.
Além de ser um excelente meio de auto-defesa, o karate também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora, o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.

 

RÁDIO – Prof. Luan Gerolamo

O projeto irá se pautar na concepção de educação que pressupõe formar sujeitos para o relacionamento destes com as pessoas e com o meio. O fortalecimento do protagonismo se dará pela atuação direta do aluno na idealização, planejamento, desenvolvimento, produção e transmissão dos programas radiofônicos para toda comunidade escolar. Ao professor cabe o papel de oportunizar e mediar momentos de análise e reflexão do grupo para que os momentos de aprendizagem se configurem em momentos significativos.

 

CINEMA – prof. Luan Gerolamo 

A produção cinematográfica e audiovisual era, até pouco tempo, privilégio de poucos. Hoje, no entanto, criar, produzir, editar e difundir conteúdos estão ao alcance de quase toda a população. Com um simples celular ou uma câmera fotográfica digital, é possível captar imagens e sons. Basta ter acesso a um computador ligado à internet, para editar, finalizar e divulgar. Porém, isso nem sempre representa uma produção audiovisual qualificada.

Facilmente visualizamos nossos alunos com seus celulares e câmeras digitais registrando e fotografando seus amigos nos horários de intervalo, nos passeios e em diversos momentos escolares. O projeto visa atrelar este deslumbramento com os registros e as tecnologias à arte do cinema, promovendo aprendizado, experimentação, diferentes olhares, reflexões críticas sobre os conteúdos produzidos e ampliação do repertório teórico e técnico desses novos criadores.  Formar alunos conhecedores e apaixonados pela arte do cinema é uma das maneiras de valorizar essas novas formas de expressão.

Os encontros irão focar sempre o trabalho em equipe, numa linguagem talvez pouco conhecida, com tempo reduzido para a realização das tarefas em uma área de possíveis conflitos relacionais, para que possam enfrentar os desafios e aprender a respeitar o “momento de cada um”.

Portanto, torna-se fundamental criar situações de aprendizagem dos saberes do universo cinematográfico tradicional unindo às novas dinâmicas do universo digital.

Atuar frente ao protagonismo dos alunos tornando-os atores de seus problemas no contexto social.

 

JOGOS E BRINCADEIRAS – prof. Luan Gerolamo

Proporcionar aos alunos a vivência em novos jogos e brincadeiras promovendo aprendizado, experimentação, diferentes olhares e reflexões críticas sobre os conteúdos. Além da ampliação do repertório de atividades recreativas para os alunos.

 

CAPOEIRA – Prof. Luan Gerolamo

O projeto irá se pautar na concepção de educação que pressupõe formar sujeitos para o relacionamento destes com as pessoas e com o meio. A vivência na capoeira proporcionará ao aluno ferramentas para um melhor relacionamento com as pessoas e também abrirá espaço para ampliação de seu repertório cultural.

 

FUTSAL – Prof. Rodrigo Sentini

A modalidade esportiva Futsal, busca contemplar o desejo dos alunos em aprofundar-se na prática esportiva, melhorando o aspecto técnico e coletivo do esporte.
Durante as aulas serão trabalhadas na dimensão conceitual (regras da modalidade), na dimensão procedimental (fundamentos e jogos) e, na dimensão conceitual (valores).  Nunca esquecendo o lado pedagógico, nosso trabalho visa à inclusão dos alunos nas atividades, não priorizando “o melhor”, mas sim oportunizando as possibilidades do movimentar-se e do aprender a todos.

 

VOLEI MISTO – Prof. Toni Rodrigues

As atividades esportivas extracurriculares têm como objetivo principal a inserção/iniciação dos alunos no esporte, complementar às aulas de Educação Física. Nesse contexto, tais atividades visam o ensino e aprendizagem das modalidades Voleibol, Handebol, Basquete e Futsal a fim de que os alunos se apropriem de seus fundamentos técnicos e táticos, desenvolvendo com isso, uma “inteligência esportiva” em relação às situações de jogo de diferentes esportes.

 

ROBÓTICA –  Prof. Cristiano Tadeu Giampietro Machado   Prof. Jair Rodrigues da Silva     

A robótica é a ciência que estuda a montagem e a programação de robôs. A construção e a programação de um robô exige a combinação de conhecimentos de diversas áreas, que de modo lúdico, desenvolve o raciocínio abstrato, habilidades técnicas, o trabalho em equipe e o empreendedorismo dos alunos, o que dá à robótica um caráter multidisciplinar.
Outra característica dessa ciência é o fato de suas atividades serem mais produtivas quando realizadas por um grupo de pessoas trabalhando em conjunto, e não por um único indivíduo. A Educativa mantém uma parceria com a LEGO na realização desta atividade.

 

PROJETO DE MATEMÁTICA  – Prof. Marcelo Cardozo de Moraes

Aprofundamento:

O projeto tem como principal objetivo promover um conhecimento mais profundo acerca dos conteúdos de Matemática por meio de aulas especiais. Essa necessidade emerge, principalmente, devido a dois fatores: grande quantidade de assuntos a serem ministrados aos alunos do Ensino Médio e tempo insuficiente para que os conteúdos sejam mais aprofundados.

 

CLUBE DA MATEMÁTICA

O principal objetivo do Clube da Matemática é disseminar o gosto pela Matemática entre alunos do 9º ano e do Ensino Médio, por meio de aulas temáticas semanais. Assim, cada participante poderá conhecer a Matemática mais próxima do seu dia-a-dia, bem como suas aplicações, desenvolvendo maior autonomia em suas pesquisas.

 

EMPREENDEDORISMO – Prof. Adalberto Vilela da Cruz

Apresentar aos alunos, de maneira lúdica e divertida,  o mundo do empreendedorismo  com vistas a desenvolver habilidades como liderança, trabalho em equipe, trabalho individual, criatividade, investigação, sustentabilidade, persuasão, planejamento e gestão de projetos.

Mais informações: HTTPS://www.fazendoacontecer.org.br

 

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES – Professor (a): professor da escola Yadaa

Criar jogos, animações e simulações. O módulo de introdução contempla aspectos da programação e conhecimentos em Física, Matemática, conceitos de Engenharia e Artes, além da versão original do ScratchX.

Mais informações: HTTP://www.yadaa.com.br/todoscursos, HTTP://scratch.mit.edu/about/

 

JAZZ – Profª. Grazielli Cerroni

Possibilitar o processo criativo, a autonomia e a liberdade do indivíduo, permitindo ao aluno, articular uma relação mais próxima entre  homem e corpo, através da observação, da sensibilização, e experiências que estabelecem uma relação entre os mesmo.

 

BASQUETE – Prof. Rodrigo Sentini

As atividades esportivas extracurriculares têm como objetivo principal a inserção/iniciação dos alunos no esporte, complementar às aulas de Educação Física. Nesse contexto, tais atividades visam o ensino e aprendizagem das modalidades Voleibol, Handebol, Basquete e Futsal a fim de que os alunos se apropriem de seus fundamentos técnicos e táticos, desenvolvendo com isso, uma “inteligência esportiva” em relação às situações de jogo de diferentes esportes.

 

HANDEBOL – Prof. Rodrigo Sentini

As atividades esportivas extracurriculares têm como objetivo principal a inserção/iniciação dos alunos no esporte, complementar às aulas de Educação Física. Nesse contexto, tais atividades visam o ensino e aprendizagem das modalidades Voleibol, Handebol, Basquete e Futsal a fim de que os alunos se apropriem de seus fundamentos técnicos e táticos, desenvolvendo com isso, uma “inteligência esportiva” em relação às situações de jogo de diferentes esportes.

 

Oficina de Leitura e Produção de Texto – Profª.  Juliana Antonelli

Proporcionar situações significativas, contextualizadas e lúdicas que favoreçam a apropriação e o aprofundamento da leitura e da escrita, como ferramenta de transformação.

 

Educação Financeira – Professores Lizlane Trevelin e Cristiano Machado

Propiciar a seu público alvo o desenvolvimento de uma visão reflexiva, crítica e participativa no campo de economia doméstica, orçamento familiar além dos orçamentos do município, estado e federação, bem como conhecimentos básicos sobre impostos, aplicações financeiras e bolsa de valores.

 

Internet, Word, Paint – Profª Graziella Campli

Proporcionar ao público alvo informações para melhor uso dos programas: Internet – cuidados com os dados fornecidos. Word –  salvar documento, criar pasta, escrever (usando as ferramentas, fonte, core, e etc). Paint –  edição de imagens, inserir imagens em outro programa.

 

YOGA – Profª.  Roberta Maziero

O yoga é uma prática milenar criada na Índia baseado nos movimentos dos animais e da natureza. Trabalha com três técnicas básicas que durante a prática se intercalam e se interpenetram. São elas: as posturas (ásanas), os exercícios respiratórios (pranayamas) e os cantos (mantras). É a partir destas técnicas que a filosofia do yoga se estrutura não somente como prática física, mas principalmente como conhecimento de si e da vida.